São 4 oficinas com vagas limitadas:
· - Conserta
Cena – Oficina para cenas de palhaço (com defeito de fabricação) com ANGELA DE CASTRO
(Inglaterra)
· - Oficina
Sobre Palhaços de Rua e de Circo com Tortell Poltrona (Cataluña) e Chacovachi
(Argentina)
· - Oficina
com Johnny Melville (Escócia)
- Oficina
de Montagem do Cortejo Abre Alas com Lume Teatro (Campinas)
Corra para garantir a sua vaga! O prazo para inscrição
é até dia 20 de novembro.
Para se inscrever envie um email
para: oficinas@anjosdopicadeiro.com.br e confirme sua participação!
1)Conserta
Cena – oficina para cenas de palhaço (com defeito de fabricação)
Ministrante: Ângela de Castro
Data: 03, 04, 05 e 06/12
Horário: 9h às 14h
Local: A definir
Valor: R$ 250,00 (cenas individuais ou
de duplas) e R$ 300,00 (cenas de trios)
Você
está trabalhando numa cena de palhaço e não tem certeza se ela funciona ou não?
Você
está com problema com seu número de palhaço?
Então
essa oficina é pra você!
Ângela
de Castro irá tentar ajudar (ou atrapalhar de vez) na construção ou reparo de
cenas cômicas, esquetes ou números.
Ângela
de Castro irá focar, em uma oficina para poucos, o caminho para um ato de
palhaço que funcione. Cada participante deverá ter uma cena pronta (ou em
construção adiantada) para apresentar no começo da oficina. A cena (ou número)
será trabalhada(o) com as técnicas desenvolvidas por Ângela de Castro e
apresentada no encerramento da oficina numa apresentação chamada: “ Conserto de
Cenas”.
Os
números podem ser duplas, trios ou individuais, não passando de 10 números
inscritos.
Ângela de Castro dedica-se há 17 anos ao tema do clown,
quando iniciou seus estudos na frança e na Inglaterra, sendo posteriormente
reconhecida pelos seus espetáculos em todo o mundo. Desde que saiu do Brasil
para atuar na Inglaterra, Ângela tem se apresentado em espetáculos com os
grupos Mummerandada, The Right Science and Slava Polunin Theatre em tem
constantemente viajado constantemente com seu aclamado The Gift.
2) Oficina sobre palhaços de rua e de
circo
Ministrantes: Chacovachi
e Tortell Poltrona
Data: 03, 04 e 05/12
Horário: 10h às 13h
Local: A definir
Valor: R$ 250,00
A
oficina inédita ministrada por dois grandes mestres da palhaçaria mundial:
Chacovachi e Tortell Poltrona propõem ao participante uma experimentação
prática que tem como objetivo investigar os universos do palhaço de circo e do
palhaço de rua, suas diferenças e semelhanças sob a ótica da técnica, da
construção da cena cômica e da originalidade.
Chacovachi – Palhaço de rua por natureza, palhaço
terceiromundista por convicção. Seus espetáculos de rua, passando o chapéu na
Praça Francia (Buenos Aires) durante 16 anos, foram inspiradores e abriram
caminho para sucessivas gerações de artistas de rua. É também diretor das
diversas convenções de malabares, circo e espetáculos de rua na Argentina há 13
anos. Trabalhou 22 temporadas de verão na Argentinam 10 como diretor do
Circo Vachi em São Bernardo, e 10 na Europa, Se apresentou em festas populares
e festivais de reputação internacional, ruas e favelas de mais de 100 cidades
de 20 países em três continentes. Seus espetáculos emocionam em transformam,
mostrando um palhaço autêntico na sua luta pela diversão.
Tortell Poltrona – Nascido em Barcelona em abril de 1955, estreou como
cantor no palco quadrinhos da “Grande Orquestra Veracruz” em 1974. É fundador e
diretor do Circo Cric, diretor do primeiro e segundo Clown Festival
Internacional em Cornella de Llobregat, fundador e diretor do Centro de
Pesquisa de Artes do Circo (CRAC) e promotor do Palhaço Sem Fronteiras,
participando de expedições para os campos de refugiados e áreas empobrecidas da
Croácia, Bósnia, Cuba, Guatemala, Colômbia, México, Arménia, El Salvador.
Em cena já trabalhou com palhaços
famosos como Charlie Rivel, Oleg Popov, Jango Edwards, Leo Bassi, Johnny
Melville entre muitos outros.
3)Oficina com Johnny Melvile
Data: 03, 04 e 05/12
Horário: 10h às 13h
Local: A definir
Valor: R$ 200,00
A
oficina com Johnny Melville é um curso intensivo de improvisação, energia e
aplicação de espontaneidade. Nela se utilizam técnicas como Pasos Magicos de
Tensegritia (Carlos Castaneda), Aikido, Tai Chi e movimento do macaco chipansé,
como treinamento da relação e disciplina do corpo para chegar à agilidade do
ator.
São
utilizados jogos infantis e exercícios teatrais, caracterização a partir de
formas corporais, emocionais e resistências corporais. O curso é direcionado
para atores, cantores, bailarinos, acrobatas, palhaços e todos os profissionais
que aspiram ser profissionais. Melville fez seminários, workshops, teatro e
ações em todo o mundo em seus últimos 35 anos.
Suas
oficinas também incluem grandes eventos concebidos com a participação maciça de
pessoas, 100 pessoas, uma situação em que o núcleo do trabalho em grupo com
Melville no ensino participantes as
técnicas básicas de animação e
desenvolvimento de animação em se, tornando-se líderes do mesmo.
Johnny Melville - Este
escocês com sede na Holanda, é um mestre de se conectar com o público, fazê-lo
entrar em suas aventuras, suas loucuras e suas histórias. Ele é um mímico que
domina a dança, improvisação e acrobacias. É contador de histórias e palhaço,
um brincalhão que não hesita em desfilar situações hilariantes diante de olhos
de uma capacidade infinita.
4) Oficina de Montagem para o Cortejo
Palhaceata
Ministrante: Lume Teatro
Data: 02, 03, 04 e 05/12
Horário: 09 as 13h
Local: A definir
Inscrição Gratuita.
O participante deve ter experiência
como palhaço e enviar uma pequena carta de intenções descrevendo o porque tem
interesse em participar desta oficina (máximo 10 linhas).
Como
causar impacto cênico na rua? Que elementos da dinâmica de tempo e espaço podem
ser incorporados na cena e na construção de imagens? Quais as possibilidades de
relação dos atores-palhaços (solitários, em dupla ou em grupos) com o público
da rua ou com a arquitetura dos espaços abertos?
Usando
de pedagogia própria e com uma visão predominantemente prática, trabalharemos
segundo os métodos de treinamento físico e vocal para atores e palhaços
desenvolvidos pelo LUME: o como fazer; modos de coleta de material para a cena;
a corporeidade, a lógica e o tempo próprios de cada palhaço.
Os
participantes vão construir imagens, evoluções, canções e figuras individuais e
em grupo que farão parte do Cortejo Palhaceata, que encerra a oficina e abre o
Anjos do Picadeiro 11, numa grande intervenção cênico-musical pelas ruas do Rio
de Janeiro. Intervenção esta, na qual os artistas
convidam os transeuntes para também fazer parte dessa manifestação democrática
da arte, onde todos dividem suas experiências por meio de canções, danças e
brincadeiras.
*OBS.:
Para o LUME o palhaço não é um personagem, mas a dilatação da ingenuidade e do ridículo
de cada um de nós, revelando a comicidade contida em cada indivíduo. Portanto,
todo palhaço é pessoal e único. Assim, sempre buscamos que os aspirantes a
palhaço entrem em contato com estas facetas “estúpidas” de sua pessoa,
normalmente não expostos na vida cotidiana. É um processo que permite uma
primeira vivência da utilização cômica do corpo, que é particular e diferente
para cada um; a descoberta do ritmo (tempo) pessoal e um contato inicial com a
lógica de cada palhaço, ou seja, sua maneira de ação e reação frente ao mundo
que o cerca.
LUME Teatro
Criado em 1985 com a ideia de ser um
centro de investigação sobre a arte de ator, o LUME é considerado um dos mais
importantes grupos de teatro de pesquisa do Brasil e do exterior, conhecido em
mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes. Por meio de uma
abordagem pessoal do trabalho de ator – que busca expandir os limites físicos e
vocais – e da construção de espetáculos de grande expressividade que rompem as
formas convencionais de relação com o público, o LUME se tornou referência para
artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício de
ator.
Um comentário:
Estou enviando e-mail solicitando a ficha de inscrição e algumas orientações e não estou tendo retorno, liguei e a atende me disse, que tudo tem que ser via e-mail. meu e-mail: emmano.garcia@gmail.com
Abçs Emmano
Postar um comentário