segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Da ação na Cinelândia


Antes do Anjos do Picadeiro 11 começar, ele já tinha começado na sexta-feira, quando palhaços, músicos, fotógrafos, e mais um monte de curiosos se reuniram na Cinelândia para a primeira ação dessa edição: um banheiro químico decorado, um coc(ô) gigante e uma privada puxada por uma bicicleta foram dispostos na praça.


Eu estava lá e duas coisas me chamaram a atenção:
Somos todos ensinados desde criancinhas a achar aquela coisa suja e fedorenta que é o coco desprezível e que os que falam sobre isso são dignos de serem ignorados. A reação de muitas pessoas, é claro, foi de estranheza e demonstrações de incômodo com o tema exposto assim, em praça pública.
Outras, mais livres em relação ao que era explorado, imediatamente queriam brincar. Subiam na privada puxada pela bicicleta, tiravam fotos no banheiro público, etc. talvez pela primeira vez não sendo recriminadas por não verem nada demais naquilo.
As que antes estavam avessas à expressão do coco, aos poucos iam ficando mais confortáveis, chegando até a brincar também depois de um tempo. Apesar de todo o significado que se dá à merda nessa ação, comecei a pensar que num nível mais simples, a ação serviu foi pra muitos passantes reconsiderarem a relação que têm com o seu próprio coco, talvez lidando com o assunto de outra forma depois. Importante, isso: tem quem seja tão reprimido quanto ao seu próprio coco que não caga por vergonha de si mesmo!

         Uma das grandes questões do coco e porque se fala tanto dele é que ele seria um dos símbolos mais fortes da humanidade. Artaud fala, em seu “A busca da fecalidade”, que

“Pois para não fazer cocô
teria que consentir em
não ser,
mas ele não foi capaz de se decidir a perder o ser,
ou seja, a morrer vivo.”

Humano, pelo pesquisado numa busca rápida na internet, vem de Humanus, do latim. Humanus se relaciona ao Humus, ou seja, o que vem da terra. Os serem Humanos são assim chamados porque são da terra em oposição essencial aos seres divinos. Seres divinos que podem ser deuses, espectros, elevados ou... Anjos.

 Signifique isso o que significar










Maíra Barillo - integrante do observatório do Anjos do Picadeiro 11
Fotos: Maíra Barillo

3 comentários:

solange disse...

Muito interessante sua chamada para um ato tão fisiológico...
O importante é o que vem por trás dessa repressão toda...tudo é feio, é proibido... e é tão natural... todos fazem.

famrio disse...

Veja a Jam Session Palhaco's Jazz

http://youtu.be/gFlpQPeWwBc

Anônimo disse...

Isso é pior: http://www.sidneyrezende.com/noticia/140223+trio+e+preso+apos+ficar+parcialmente+nu+em+frente+a+cabine+da+pm