Um desses pontos diz respeito à quentíssima questão de se há ou não uma especificidade na comicidade feminina. Na primeira mesa, sem a pieguice que muitas vezes acompanha esse tema, Mariana Rabelo em sua fala sucinta defendeu que a mulher palhaça faz graça de maneira diferente desde o corpo diferente que tem. Assim, sua caída não é como a do palhaço homem, os locais a proteger não são os mesmos. A defesa, portanto, da especificidade da graça feminina não passa apenas por questões abstratas de sensibilidades e interesses diferentes.
Também os estudos sobre o assunto não enfocam apenas o lugar político a ser ocupado pela mulher no picadeiro. É política, mas acima de tudo é uma defesa estética de que a mulher pode ter temas próprios, piadas diferentes, outra relação com o corpo. Na entrevista aberta, a catalã Pepa Plana aprofundou um pouco mais a reflexão sobre gênero na arte da comicidade reivindicando um olhar novo sobre e a partir da graça que fazem as mulheres: que não se acomodem nos temas da maternidade, do amor, do fofo, mas que lembrem que cada palhaço é diferente, homem e mulher. Não seria necessário delimitar temas e territórios, mas abrir-se à diversidade libertando e apurando o olhar sobre as atuações. Pepa encerrou sua fala convidando o público a experimentar rir com a mulher no lugar de rir da mulher.
A discussão teria muito a andar, ainda mais que entraria nas questões do politicamente correto. João Carlos Artigos lembrou do texto de André Bueno, que participou do encontro em 2008 e escreveu um belíssimo artigo na Revista Anjos do Picadeiro 7: "Há o riso que se identifica com a violência e a opressão, colocando o espectador no lugar de zomba dos mais fracos. É um riso fácil. É um riso vil. Não passa de uma linha auxiliar dos aparatos de poder e opressão." Recomendo, claro, a leitura completa desse texto, que é sempre muito atual e lúcido. Deveríamos ter essa fala do André Bueno em todos os Anjos!
![]() |
Entrevista Aberta por João Artigos com Pepa Plana (ES) e Palhaço Tomate (AR). Foto: Celso Pereira |
Hoje a discussão continua com o segundo dia do Seminário de Comicidade Anjos do Picadeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário