quarta-feira, 28 de julho de 2010

O lançamento da Revista Anjos do Picadeiro 2009/2010 vem aí!



O Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços existe desde 1996 e, desde sua primeira edição, combinou apresentação de espetáculos prontos, números já consagrados e outros em construção com mesas de discussões e rodas de conversas, com o intuito de colocar em debate os problemas estéticos, éticos e políticos presentes no campo da comicidade.

Essas discussões têm acolhida também na Revista Anjos do Picadeiro – agora em sua quinta edição – de periodicidade anual, que publica artigos, mesas-redondas e entrevistas com palhaços do mundo inteiro, participantes do encontro.

A Revista Anjos do Picadeiro 2009/2010 reúne textos apresentados por pesquisadores de todo o Brasil no I Seminário de Comicidade Anjos do Picadeiro, realizado na última edição do encontro, em Florianópolis. É surpreendente o número de teses e dissertações sobre o tema da comicidade e a excelência das pesquisas apresentadas. Como os trabalhos acadêmicos têm circulação restrita – a não ser que venham a ser publicados, o que pode levar um longo período de tempo – a Revista Anjos do Picadeiro acaba exercendo o papel de uma importante fonte de divulgação desses estudos.

Nesta edição, além dos interessantes artigos “Uma comicidade latino-americana?”, de André Carreira, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e “Repetir, repetir, até ser diferente”, da pesquisadora, escritora e descendente de circenses Erminia Silva, entre outros, destacamos o relato de duas experiências de trabalho de palhaçaria realizadas, uma, em praças pelo interior mais ermo do país, outra, em escolas públicas de Santa Catarina. Ambas revelam a coragem e a criatividade de duas jovens palhaças que se jogaram sem medo na difícil tarefa da experimentação.

A Revista será lançada no dia 30 de julho, às 20:30h, na temporada do espetáculo In ConSerto, do Teatro de Anônimo, no Teatro do Jockey – Gávea, e pode ser adquirida também pelo site do Teatro de Anônimo, idealizador e realizador do Anjos do Picadeiro: http://www.teatrodeanonimo.com.br/


Serviço:
Revista Anjos do Picadeiro 2009/2010
Páginas: 100
Valor: R$ 20,00
Edição do Teatro de Anônimo

Lançamento:
Dia 30 de julho, 20:30h
Teatro do Jockey – Mario Ribeiro, 410 – Gávea (Fone: 2540-9853).

Lista de textos e autores publicados nesta edição
Artigos

Uma comicidade latino-americana? André Carreira
Repetir, repetir, até ser diferente Erminia Silva
Ensaio sobre o vigor do palhaço Juliana Leal Dorneles
No me toque las narizes: Socorro! Não às pedagogias opressoras com nariz vermelho!Lau Santos e Fabiana Lazzari
O palhaço arruaceiro no Brasil Diego Baffi
O drama do circo-teatro em Sorocaba: o encontro de memes ou o meme do encontro? Guilherme Martellini Altmayer
O processo criativo do ator para espetáculos de stand up comedy com personagem no Teatro de quinta Malcon Bauer
Duas experiências no coração do palhaço
Juju e Rorô ‒ improvisação em cena: questões sobre a relação entre palhaço e público Caroline Holanda
Uma palhaça entre mundos miúdos Genifer Gerhardt Dimpério


Nenhum comentário: