terça-feira, 6 de outubro de 2009

Oficinas Anjos do Picadeiro 2009

Palhaços, cômicos e mímicos do mundo inteiro!

Estão abertas as inscrições para as oficinas do Anjos do Picadeiro 8, que será realizado de 23 a 29 de novembro em Florianópolis.
As oficinas acontecerão nos dias 23, 24 e 25, das 9 às 13h.
Maiores informações: (21) 22400930 ou anonimo@teatrodeanonimo.com.br

1.
A Arte do palhaço, improvisação e comédia física
por Julie Goell (EUA)
Esta oficina visa dar ferramentas aos alunos para que se sintam confortáveis com o imprevisto no palco. Para o palhaço, falhar é um presente que permite que sua persona interna cresça. A comédia começa com o relaxamento e o conforto no seu próprio corpo estando no palco, pois a tensão é inimiga. O curso ajudará os participantes a encontrarem conforto, criatividade e humor no improviso e inclui aulas de aquecimento e técnica, além de estudos de cenas com foco na solução de problemas do mundo do clown.

Para profissionais de teatro, professores e alunos
Número de participantes: máximo 16
Usar roupas leves, que permitam movimento fácil, sapatos de dança ou tênis.

Sobre Julie Goell
É professora de Eccentric Performance e Commedia dell' Arte no Celebration Barn no Maine. Seu espetáculo Opening Night Carmen, que será apresentado no Anjos do Picadeiro, foi o ponto alto do Festival Des Pallasses em Andorra e do Clown Festival em Arrigoriaga, Espanha. A faxineira da Royal Opera de Londres toma conta do palco produzindo a sua própria versão da ópera Carmen usando rodos, vassouras e um balde de talento. A comediante Julie Goell combina teatro físico com uma voz magnífica de mezzo soprano para oferecer a mais deliciosa e incomum versão da Carmen de Bizet jamais vista. Dirigida por Mark Ross, o texto é do diretor e da atriz.

2.
Realidade Mímica
por Álvaro Assad - Centro Teatral e Etc. e Tal (RJ)
Trabalha os movimentos corporais assim como técnicas ilusórias da arte gestual. Esta oficina de mímica visa levar uma forma de expressão pouco convencional ao conhecimento daqueles que não têm intimidade com a comunicação não verbal.
Exclusivamente para atores, estudantes de teatro e curiosos.
Número máximo de participantes: 20.

Sobre o Centro Teatral e Etc. e Tal
O Centro Teatral e Etc. e Tal vem explorando, desde 1993, as inimagináveis possibilidades da mímica. Enlouquecidamente criativo, inventou a “mímica falada”. O resultado é um jogo hilário, metamímico. E a plateia ri do que vê, do que ouve e do que imagina. Viajante por natureza e paixão, em 15 anos de trabalho constante o grupo formou um vasto repertório de cenas avulsas e espetáculos adaptáveis a qualquer espaço, público ou ocasião. Formado pelo trio de cômicos Melissa Teles-Lôbo, Marcio Moura e Álvaro Assad, o ETC E TAL vem imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com o público.


3.
Oficina com Loco Brusca (Argentina/Espanha)
A oficina abordará os conceitos de projeção, presença, ritmo, jogo, consciência de grupo, improvisação, imaginação, percepção e evolução sensorial. Cada um desses temas propõe diferentes exercícios individuais e coletivos, pois esse tipo de trabalho permite uma abertura de nossa criatividade e deixa nosso ego de lado, contribuindo para um resultado de todos. É esse o objetivo da oficina, já que para sair à rua no último dia de trabalho, como prova de fogo, será necessária a interação coletiva. Só então poderemos ver os resultados. A oficina tem uma sintonia orientada pelo jogo do palhaço.


Sobre Loco Brusca
Luis Brusca é ator, diagnosticado um psico-clown ‒ não se sabe quando nem por quem ‒ que tem se especializado na performance de rua. Tomando o humor como ferramenta fundamental de trabalho, tem encontrado um estilo próprio para recriá-lo sempre, buscando aproximar-se e envolver um público assombrado, mas sempre atento. Com sua experiência de anos, adquiriu numerosas habilidades que fazem dele um profissional flexível e completo (pantomima, bufão, monociclo, malabares, globoflexia, pirofagia, dança etc.). Começou a estudar atuação na Escuela Nacional de Arte Dramática de Buenos Aires, Argentina. No fim dos anos 80, para entrar no universo da comédia, elegeu Barcelona para desenvolver seu aprendizado com os mestres Johnny Melville, Jango Edwards, Albert Vidal, Gabriel Chamé Buendía y Elizabeth Couchetief. Mais tarde aperfeiçoou sua atuação de clown com John Wright; drama com Ernie Martin, e teatro experimental com Stephan Metz. Seus personagens Speerman, General Mierden, Don Zoilo y El Hombre Esquizofrénico del Siglo XXI, Mr. X, Guasavi e Baca Shtruck são algumas das produções, utilizando diversas linguagens de humor: branco, negro, adulto, intelectual, infantil, ácido, bizarro, político, picaresco, direto, indireto etc. Estas características fazem com que seus shows ‒ em vários idiomas ‒ se adapte a todo tipo de espaços, públicos e programas.

Nenhum comentário: