domingo, 7 de dezembro de 2008

Nossas mesas de debates

Há uma parte dos participantes do Anjos que ao terminar uma mesa de debate diz: mas para que fazer uma mesa de discussão sobre palhaço?
Houve quem falou no final que “palhaço não fala, palhaço faz”. Ou um outro: “palhaçaria não se discute em mesa, se faz”. É claro que não dá para dizer que isso não é verdade. No entanto, é preciso refletir que não há homem ou mulher no mundo em que a ação e o pensamento estejam separados. Nas sociedades em que exploram o trabalho do outro, como no capitalismo, até se tentou fazer a separação entre os que pensam e os que fazem no mundo do trabalho. Mas, nem o capitalismo resistiu a isso. Hoje, as próprias empresas e indústrias defendem a idéia de um operário intelectual, um trabalhador que pensa. Imagina o palhaço que nasce nessa não separação, ou seja, no seu fazer artístico. Ação-pensamento-ação-pensamento... vivem na maior intimidade.
Como o artista palhaço faz isso o tempo todo, não é interessante compartilhar a produção ação-pensamento com muitos outros? Os “não palhaços” não podem refletir sobre a ação-pensamento dos artistas e seus palhaços? Não é interessante fazer uma conexão no encontro com esses que pensam, observam e assistem com uma ação de pensar com, já que essa é a íntima relação com o público, já que é o outro que faz dele palhaço?
Essas mesas fazem bem.

Erminia Silva

Um comentário:

Zabobrim / Esio Magalhães disse...

Concordo Ermínia!

Acho que as mesas são importantes pois as reflexões nos mobilizam uma vez que agimos pensando e pensamos agindo...

Acho que as mediações podem ser mais provocetivas e focarem mais no tema das mesas para não virar roda de depoimentos que, muitas vezes fogem do tema em discussão.
Acho que as mesas não são um momento de fazer palhaçaria. elas são um momento de reflexão, ou ainda melhor, são um momento de fazer palhaçaria pensando-as, pensando-nos, pensando enfim!

Sempre delas cheio de convicções e dúvidas. Um ótimo terreno pra nós!

Viva o espelho que nos reflete!
Salve o palhaço com seu pensamento em ação!