quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Anjos do Picadeiro 7 vem aí!

O tema do Anjos do Picadeiro deste ano, Da aldeia à universalização do riso, nos remete à uma certa história do riso. Facilmente nos vem à mente as pequenas aldeias cuja única diversão era o circo, o palhaço, o xamã, a pessoa que por talento ou por herança fazia rir nas terras longínquas no tempo e no espaço. Opondo-se a essa imagem mais lírica, temos o riso na era do computador e da internet, que nos permite conhecer grandes palhaços do mundo inteiro, da televisão com seus programas humorísticos, dos grandes espetáculos e produções onde não existem mais barreiras de nação.

Ao mesmo tempo, este tema abre-se à discussão sobre as políticas culturais do presente, ou à falta de, e às tensões geradas pelo local-nacional-planetário, tendo o multiculturalismo, ao mesmo tempo, como vilão e como o maior valor gerado pela globalização. Vilão para os que defendem a pureza da arte e denunciam seu declínio a partir da homogeneização produzida pela indústria cultural, que cria tendências e coloca no mesmo saco o luxo e o lixo produzidos pelos mais diversos grupos e formas de expressão. Valor maior justamente por divulgar artes singulares, com menos possibilidade de serem reconhecidas e que dividem espaço com o cânone, com o clássico.

Qualquer que seja a perspectiva adotada, cabe perguntar: Da aldeia à universalização do riso: o que se perde e se ganha no trânsito entre uma e outra?

Fica feito o convite. Faça as malas e junte-se a nós: de 26/11 a 07/12, com aquela programação que você já sabe: oficinas, extensões, galas, mostras de espetáculos, mesas de debates, overdoze. E o convidado deste ano para a abertura é Chico Anysio.

Um comentário:

Flavio disse...

É aew gente , hehehe , meu é lindo esse encontro venho sonhando em participar dele ha va´rios anos desde que tomei conhecimento e desta vez finalmente tenho condições assim .... tenho a grana do curso que ainda não me mandaram nenhuma condição de pagamento a grana da passagem ida e volta e umas quireras pro rango . tudo bem tou precisando de um regime mesmo e tou precisando que o pessoal do rio me de um help no quesito um lugar barato pra ficar até nos barracões mesmo sou tbe técnico de som e luz ,monto e desmonto cenário,carrego peso enfim e tou atirando pra todo lugar espero encontrar ajuda bjo co coração de vcs!!