quinta-feira, 29 de novembro de 2007

De que é feito o Anjos do Picadeiro?


Ricardo Puccetti responde:


Pra mim o Anjos é feito de paixão pela arte do palhaço, pelo ofício de fazer rir. Fazer rir não apenas como divertimento puro e simples, mas o riso com densidade, que transforma, faz pensar, emociona e pede que o público, assim como o palhaço, tome uma atitude. O riso que vai do pequeno sorriso até a gargalhada rasgada com todas as possibilidades que estão entre estes extremos. Tudo isso fui aprendendo ao longo de minha vida como palhaço e é no Anjos, testando meu trabalho frente aos colegas e vendo estes trabalhar, que esse aprendizado vai se consolidando. O Anjos do Picadeiro também é feito de generosidade. (Dá pra ser palhaço sem ser generoso? Acho que não.) Nunca senti, em todos esses anos, competitividade negativa, pessoas tentando destruir o trabalho dos outros. Vi, sim, polêmicas, discussões, na busca de preservar as diferenças e as identidades. Não existe um único modo de ser palhaço. O que é o palhaço? Existem tantas respostas diferentes a esta pergunta como a variedade de palhaços trabalhando. Cada um vai mostrar um lado distinto do ofício. E o Anjos sempre permitiu a mistura entre os palhaços com mais experiência e os mais jovens: sempre houve espaço para todos mostrarem seu trabalho. O Anjos também resgatou a seriedade do ofício do palhaço, a necessidade de estudar, trabalhar, se desenvolver tecnicamente e criativamente.
Poderia ficar horas falando sobre o Anjos do Picadeiro, mas a sensação forte que ficou do último dezembro passado no Rio é a de que esse encontro é a reunião de uma grande família. E toda vez que está chegando o próximo, sinto um grande prazer crescer porque sei que vou encontrar meus antigos parentes e, com certeza, conhecer novos membros do clã.

Um comentário:

paçoca disse...

Parabens pelo blog esta d+ e tbm pelo dia do palhaço vou esta torcendo aqui no Rio pelo sucesso no anjos do picadeiro lá na Bahia
valeuuuuuuuuuuuuuuu munto Teatro de anonimo e a todos os palhaços/as que estão no anjos
um gre bjo do amigo
André Guimarães (palhaço paçoca o 1 palhaço especial do Brasil)

PS VIVA O CIRCO BRASIEIRO.